Dicas de Paris

5 restaurantes em Paris

Restaurantes em Paris - Chez Gladine

Comer bem em Paris faz parte da experiência cultural de quem vem visitar a França, já que estamos no país da culinária e também criador do famoso Guia Michelin.

Nem só de bistrôs e restaurantes estrelados vive a capital francesa. Não é difícil encontrar em Paris menus completos, (entrada + prato + sobremesa) entre 10 e 20 euros (sem bebida inclusa), mas é verdade que tem muito menu “pega turista” – sabe aquele barato que sai caro, pois a qualidade da comida e o ambiente não condizem com a oferta?

Moro em Paris desde 2011 e vou falar de  alguns restaurantes casuais que frequento desde que cheguei aqui. Existe um padrão de qualidade estável, diferente de restaurantes que são acessíveis, mas não se interessam em cativar o cliente, pois sabem que eles estão só de passagem por Paris.

5 Restaurantes em Paris com excelente custo-benefício

Compartilho com vocês 5 restaurantes em Paris que frequento no dia-a-dia. Lugares descontraídos, acessíveis e gostosos.

Vou citar apenas o preço médio do prato principal, mas sua conta vai variar se incluir entrada, sobremesa e bebidas. De modo geral falo de restaurantes que você vai gastar por volta de 25-35 euros/pessoa no total (com uma taça de vinho inclusa), que pode ser  o menu completo proposto pela casa ou se você preferir escolher entre as opções do cardápio: entrada + prato ou prato + sobremesa! Vamos lá?

1 – Chez Gladine

Este restaurante na verdade é uma rede de 5 lojas em Paris. Eles propõem comidas do sudoeste da França, influenciado pelo País Basco (França com Espanha).  Os pratos são supergenerosos e você não precisa nem pedir entrada. O meu prato favorito é escalope de veau montagnarde, um escalope de vitela com delicioso molho branco com mostarda e  batatas em camada, forma quase uma torta de carne. Hmmm… deu água na boca! Todos os pratos vem acompanhado de batatas, mas não é batatinha frita não, às vezes é batata souté e às vezes uma fatia redonda, fininha, frita ou assada. As saladas são uma verdadeira refeição e normalmente vem com ovos,  queijo, carne e batatas. O difícil aqui é encontrar uma opção vegetariana!

Você vai ouvir os garçons gritando “chaud” (quente), mas não se assuste, é porque eles estarão passando com pratos que acabaram de sair do forno entre as mesas e como o ambiente é de cantina, gente em pé e tudo apertadinho, assim todos prestam atenção para não causar nenhum acidente. Eu me divirto muito!

O Chez Gladine que eu mais gosto fica no 13éme, na Rue des Cinq-Diamants, no charmoso bairro de Butte aux Cailles.  Porém os mais centrais são em Les Halles e em Saint Germain.

Preço médio dos pratos: As saladas custam em torno de 10 euros e são gigantes, os pratos de carne custam em torno de 15 euros.

Reserva: eles não fazem reserva, então prepare-se para encarar uma fila.

http://gladines.com/pt


2 – Au Rendez-Vous de la Marine

Restaurantes em Paris
Foto: Paris-Bistro.com

Quando vou neste restaurante acabo sempre optando por comer coisas do mar, o nome  é bem sugestivo, né? Embora as carnes sejam ótimas (como por exemplo o entrecôte e o filet de canard),  meu prato favorito é o noix de Saint-Jacques à la provençale, que seriam as vieiras, em português, uma marisco que vem na concha, embora a brochette de la marina seja minha segunda opção (espetinho de camarões, salmão e vieiras). Todos os pratos vem com batatas ou arroz (o que é raro encontrar nos restaurantes em Paris), tomate assado com alho, folhas e mais algum legumes da estação, e são bem servidos, viu? Eu acabo nunca pegando a entrada para guardar lugar para a deliciosa torta de maçãs flambadas no rum. Ela é enorme, dá para duas pessoas e é imperdível.

Esse restaurante fica pertinho da minha casa, no 19éme, que chamamos de “Paris dos parisienses”, região pouco turística. Era um antigo ponto de encontro entre os marinheiros no final do século XIX para se livraram do cansaço depois de descarregar o carvão nos canais de Ourcq ou Villette.

Se escolher vir aqui, já aproveite para um passeio pelo Canal de L’Ourq e Canal Saint Martin.

Preço médio dos pratos: em torno de 15 euros

Reserva: O ideal é reservar, mas já aconteceu várias vezes de eu chegar sem reserva e conseguir mesa.

http://www.aurendezvousdelamarine.fr


3 – La Cantine de Belleville

Restaurantes em Paris - la cantine belleville

Esta cantina, que é também um bar e tem uma sala de concerto no subsolo, é bem descontraída. Um custo-beneficio bem interessante para quem quer ambiente de bar e restaurante ao mesmo tempo. O menu completo (entrada + prato + sobremesa) sai por 14 euros no almoço e 18 euros no jantar.  Adoro as sopinhas de entrada que são servidas no inverno, também sempre opto por comer os cortes de carne franceses bavette ou faux filet, eles vem acompanhados de um molho de queijo ou de pimentas que são bem saborosos.

Este restaurante fica em Belleville, também fora do circuito turístico, onde realizamos o nosso passeio de arte urbana a pé.

Preço médio do prato: em torno de 12 euros.

Reserva: Não é necessário. Eles servem sem interrupção das 10 às 2 da manhã. Se você estiver com grupo de mais de 8 pessoas, este restaurante é uma ótima opção, pois ele é bem grande e vai acomodar todo mundo facilmente.

http://lacantinebelleville.fr/pt


4 – Chez Paul

Restaurantes em Paris - Chez Paul

Pensa em uma sopa de cebola deliciosa? Pronto, bem-vindos ao Chez Paul. Embora eles sejam um bistrô de tradição com comidas típicas francesas, durante a semana no almoço (exceto feriados) você pode ter um menu entre 18 e 21 euros. Além da sopa de cebola, recomendada para os dias de inverno,  adoro o steak au poivre flambé cognac (filé com molho de pimenta, flambado no conhaque), já adianto que é um prato forte, por isso mesmo inesquecível.

É um restaurante do final dos anos 40, a decoração é bem especial, assim como as pessoas que ali trabalham, comida e diversão na certa.

Fica na região de Bastille, bem central e agitada.

Preço médio do prato: em torno de 20 euros.

Reserva: Não é necessário. Eles servem sem interrupção das 12h à  meia-noite.

https://www.chezpaul.com/


5 – Robert et Louise

Restaurantes em Paris - Robert et Louise Restaurant

Tenho um caso de amor com este restaurante. Ele é um dos  meus favoritos, seja para um dia casual ou até mesmo para uma comemoração mais especial. Aqui é pra quem gosta de carne, que eles assam em uma churrasqueira no meio do restaurante. E oferecem  todos os cortes de carnes típicos franceses, no cardápio você pode ver o desenho de onde cada corte corresponde no boi.

Minha pedida aqui é sem dúvida la côte de bœuf,  que serve 2 ou 3 pessoas (estamos falando de 1kg de carne). La côte de bœuf,  na tradução literária em português é a costela do boi, mas ela se equivale mais à nossa chuleta (que não tenho certeza de ser comum de norte a sul do país, mas em São Paulo é bem comum) e em inglês o equivalente seria um grande rib steak – resumindo: corte suculento, vem com várias partes do boi e osso no meio, servida com salada e batatas em uma tábua de madeira. Divina!

Ah! Esse restaurante também é uma ótima oportunidade de experimentar os famosos escargots, que você pode pedir de entrada para dividir em 2 pessoas. Eles também são assados na churrasqueira!

Aqui vai uma dica de uma assídua frequentadora: se você for neste restaurante em uma sexta ou sábado, reserve para o último serviço (por volta das 21h/21h30) e peça para que sua mesa seja no subsolo. Quando o serviço de comida acaba, em geral o dono do restaurante (que já está na segunda geração) desce e faz uma festinha, onde ele coloca músicas antigas e temos que adivinhar qual é a banda. A brincadeira é bem divertida!

Este restaurante fica no queridinho bairro Les Marais, super bem localizado!

Preço médio do prato: em torno de 20 euros.

Reserva: absolutamente necessária, reserve com dias de antecedência.

http://robertetlouise.com

Bon appétit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *