Curiosidades de Paris

As principais locações de filmes gravados em Paris!

Filmes Gravados em Paris

A capital francesa é, de longe, o cenário preferido de cineastas do mundo inteiro! Saiba os lugares em Paris onde foram filmados Missão Impossível – Efeito Fallout, Meia-Noite em Paris, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e tantos outros locais que marcaram o cinema mundial!

Que Paris sempre foi fotogênica e cinematográfica, todo mundo sabe! Prova disso é o sexto filme da saga Missão Impossível – Efeito Fallout. Somente no trailer do novo filme estrelado por Tom Cruise, vemos vários pontos turísticos da cidade luz que serviram como cenário. Não é à toa, disse Michel Gomez, responsável pelo Mission Cinéma, para o site francês Télé-Loisir: “65% das cenas foram filmadas em Paris”. Ou seja, você vai ver a capital francesa em mais da metade do filme que estreia dia 26 de julho nos cinemas!

Para quem está programando o seu roteiro para a cidade luz, nada melhor que tirar algumas ideias desse Missão Impossível! Há vários lugares lindos que serviram de cenário que fazem parte do lado B turístico da cidade. Falando nisso, leia nossa matéria sobre o bairro de Belleville! O Palais Royal, canal Saint Martin, a Praça da Bolsa, Grand Palais foram locais privilegiados escolhidos pela equipe do filme. Normalmente, esses lugares não são prioridades no programa turístico de muitos e valem muito uma visita! Mas, não se preocupe! O imperdível de Paris também está presente no filme atuado e produzido por Tom Cruise: Torre Eiffel, Arco do Triunfo, rio Sena, Ópera Garnier…

Mesmo se esse filme retrata Paris como se fosse um de seus personagens, ele não é, nem de longe, o único a fazer isso. Vários diretores e produtores do mundo inteiro escolhem a cidade luz para suas gravações. Exemplo disso são grandes sucessos como “Meia-Noite em Paris”, “O Diabo Veste Prada”, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Código Da Vinci” e tantos outros. Mas a cidade não acolhe somente os blockbusters… Imagine se os 900 filmes feitos por ano em Paris com cenas em mais de 5 mil lugares diferentes, ao todo, fossem sucesso de bilheteria?

E quem cuida da logística de tantos takes? Se você se perguntou lá em cima: “o que é o Mission Cinéma?”, é um um órgão específico da prefeitura de Paris que legaliza e organiza as filmagens na cidade. A polícia parisiense também tem um papel primordial nisso! Mas uma secretaria municipal só para isso? Não é exagero! De acordo com a prefeitura, mais de 10 filmagens acontecem na capital francesa por dia! Eles regularizam a circulação de carros, pedestre, segurança para deixar a equipe dos filmes trabalhar tranquila.

Então, Paris é oficialmente a capital do cinema! Com certeza, a beleza da cidade colabora, e muito, com os filmes feitos aqui. Por isso, suas imagens ficam marcadas na cabeça dos cinéfilos que adoram a cidade também por causa de suas paisagens cinematográficas.

Então, se você é um deles, conheça aqui as locações em Paris dos filmes que certamente colaboram com a fama de star da capital francesa! Inclusive, o novo filme de Tom Cruise, Missão Impossível – Efeito Fallout.


Missão Impossível – Efeito Fallout – principais locações em Paris

Cuidado, é um spoilerzinho… Nada, vamos falar somente dos lugares onde foram feitas algumas cenas do novo filme da saga.

De acordo com Gomez, citado no começo do nosso post, além dos locais muito movimentados escolhidos pela equipe do filme, o grande desafio foi que as cenas eram de ação!

Pense em Ethan Hunt (personagem de Tom Cruise) correndo de moto sem capacete (e sem dublê) no sentido contrário na movimentada e mais bonita rotatória do mundo? A do Arco do Triunfo? Realmente, é para qualquer responsável ficar com medo… Aí, o efeito do filme seria o contrário do esperado pela prefeitura: “Grande astro Tom Cruise morre em gravação de filme em Paris”… Ainda bem que o ator, a equipe do filme e da organização da cidade cumpriram com maestria essa missão que parecia ser impossível…

Veja aqui onde foram rodadas algumas das cenas:

  • Palais Royal

Cenas: Ethan Hunt corre com sua moto em um grande corredor com pilastras, a Galeria de Valois, e cena em que ele conversa com a agente Ilsa Faust (Rebecca Ferguson) em um lindo jardim.

O Palais Royal foi construído para o cardeal Richelieu em meados de século XVII e foi residência real da rainha Ana de Áustria.
Com certeza, ele vale a visita com seus lindos jardim com roseiras, fontes, árvores e a instalação artística Les Deux Plateaux do artista contemporâneo Daniel Buren.
Metrô: Palais Royal – Musée du Louvre – linha 1

  • Grand Palais

Cena da grande balada dentro de uma boate em que Ethan Hunt fica pendurado em um teto de vidro.

O Grand Palais foi construído para a Exposição Universal de 1900 e é um verdadeiro símbolo da cidade. Suas dimensões de ferro e vidro impressionam os mais insensíveis…

Grandes eventos acontecem dentro dele como grandes exposições dedicadas a um artista, um movimento artístico ou salões como a Foire Internationale d’Art Contemporain (FIAC – Feira Internacional de Arte Contemporânea) e o Salon Internationale du Livre Rare & de l’Autographe (Salão Internacional do Livro Raro e do Autógrafo).

Ele também serve de cenário para os desfiles da Chanel durante a Fashion Week na cidade!
Metrô: Champs-Elysées-Clemenceau – linha 1 ou 13

  • Trocadéro e Le Pavis des Droits de l’Homme

Cena em que Ethan Hunt está com o sobretudo com uma vista para o pôr do sol e a Torre Eiffel.

Trocadero e Le Pavis des Droits de l’Homme foi construído em 1937 para uma exposição. Lá é onde se tem a melhor vista para a Torre Eiffel, impossível de não tirar uma foto!
Metrô: Trocadéro linha 6 e 9

  • Arco do Triunfo e Praça Charles de Gaulle

O personagem de Tom Cruise corre de moto sem capacete no sentido contrário dos carros na grande rotatória.

Napoleão Bonaparte pediu a construção do Arco do Triunfo em 1806 e ele foi inaugurado em 1836 pelo rei Luís Felipe. O arco foi dedicado ao Exército da Revolução e do Império. Um soldado desconhecido foi enterrado lá e uma “Chama da Lembrança” nunca é apagada e é reanimada todos os dias às 18h30.

O Arco do Triunfo é um dos principais símbolos da capital francesa depois, claro, da Torre Eiffel. Você pode subir as escadas dele e ver a vista da cidade lá de cima.


Meia-Noite em Paris – lugares onde foram gravadas cenas do filme

Não é nosso passeio maravilhoso de bicicleta Meia-Noite em Paris! Não conhece? Passamos pelos principais pontos turísticos à noite, com a cidade luz praticamente reservada para nós e com uma beleza de tirar o fôlego! Uma experiência maravilhosa em Paris com guias brasileiros… Poderia também ser filmado por Woody Allen de tão lindo!

Mas vamos falar do filme do diretor norte-americano que fez muito sucesso em seu lançamento em 2011. Ele faz parte de sua sequência de filmes feita em capitais européias como Vicky, Cristina e Barcelona.

O longa conta a história do escritor romântico Gil Pender (Owen Wilson) que vem para a capital francesa junto com a família de sua noiva. Ele se inspira na vida dos artistas que viveram aqui na época dos années folles, na década de 20.

Enquanto sua noiva e sua família não ligam para seu discurso “imaginem a cidade na época de Picasso, Salvador Dali, Van Gogh, Hemingway”, Gil parte para uma viagem no tempo onde é transportado diretamente para a Paris dos anos 20.

Aqui, a cidade em si é celebrada e tem a importância de um dos personagens do filme.

Onde foram gravadas suas principais cenas?

  • Igreja Saint-Étienne-Du-Mont

Cena em que Gil é transportado de carro para uma viagem aos anos 20.

A Igreja “São Estêvão do Monte” mistura o estilo Flamboyant, clássico e da renascença. Suas construções começaram em 1492 e terminaram em 1626. Pascal (matemático e filosófico francês) e Jean Racine (poeta, dramaturgo francês) foram enterrados dentro dela.

Pertinho do Panthéon, a igreja Saint-Etienne-du-Mont é uma graça com seu órgão impressionante, o mais antigo da França!
Endereço: Rua Saint-Etienne-du-Mont
Metrô: Cardinal Lemoine linha 10, Luxembourg RER C

  • Beira do Sena

Cena em que Gil conversa com os buquinistas (vendedores de livros) na beira do Sena e quando ele faz um passeio romântico.

Uma grande parte do “Berge de Seine” é fechada para a passagens de carro. Inclusive, passamos de bicicleta no local no nosso passeio Meia-Noite em Paris. É um lugar delicioso onde pode-se fazer uma caminhada, correr, se preparar para uma maratona em Paris, apreciar a beleza da cidade e, por que não, brindar a sua viagem em um dos bares dentro do barco ou instalados na beira do Sena.

  • Marché aux Puces de Saint-Ouen (Mercado de Pulgas de Saint-Ouen)

Cena em que Gil passeia com sua noiva e sua sogra em antiquários e admira as peças antigas.

O lugar é o primeiro mercado de antiguidades do mundo e acolhe 150 mil visitantes e amantes de peças e móveis antigos todos os finais de semana.
Ele acontece todos os sábados, domingos e segundas.
Metrô: Porte de Clignancourt linha 4 ou Garibaldi linha 13

  • Museu Orangerie

Cena em que Gil, sua noiva e o amigo “chato” veem os grandes quadros de Monet.

Situado no Jardin des Tuileries, antigo jardim do palácio do Louvre, ele se transforma em museu em 1927.

Monet, então, instala – literalmente – seu conjunto de mural as Nymphéas no local (sim, foi o artista em pessoa que decidiu as disposições do mural). A obra foi uma doação de Monet para a França depois da Primeira Guerra Mundial.

Além do mural de Monet, você pode conferir mais de 144 obras de Cézanne, Renoir, le Douanier Rousseau no Museu da Orangerie.
Aberto todos os dias exceto terça-feira.
Metrô: Concorde linha 1

  • Ponte Alexandre III

Última cena em que Gil encontra de novo a menina que trabalha no “Marché aux Puces

Construída para a Exposição Universal de 1900, a Ponte Alexandre III é considerada a mais bonita de Paris.

A vista para a cidade e a Torre Eiffel é simplesmente maravilhosa! Não é à toa que várias propagandas de perfume e roupa tem a ponte como cenário!

No nosso Meia-Noite em Paris, você ainda passeia nela de bicicleta 😉
Metrô: Champs-Elysées-Clemenceau linha 1 ou 13


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, onde foram filmadas suas cenas em Paris?

Amélie Poulain não poderia morar em um bairro que a correspondesse melhor em Paris, Montmartre!

Ele reflete a personalidade sonhadora e generosa da personagem. Em Montmartre, paramos no tempo! Parece que não estamos na capital francesa, mas sim em uma cidade do interior onde os moradores se conhecem, se encontram no mercado, tomam uma cerveja no mesmo bar, fazem festas na rua, etc.

Então, convidamos você para embarcar na Montmartre de Amélie Poulain:

  • Café des Deux Moulins

O café se tornou célebre com o filme de Jean-Pierre Jeunet. Amélie (Audrey Tautou) é garçonete no bar e observa a vida de seus clientes.

Quando entramos no café, temos a impressão de entrar no filme, ver a tabacaria da Georgette (Isabelle Nanty), o “comptoir” (balcão) onde os clientes se encontram.
Endereço: Rua Lepic, 15, 75018
Metrô: Anvers linha 2

  • “Épicerie” (armazém) do Monsieur Collignon

A vendinha é onde Amélie coloca a mão nos grãos e encontra o simpático vendedor Lucien maltratado pelo seu chefe, Monsieur Collignon.

A vendinha pode ser visitada e funciona normalmente!
Endereço: Rua des Trois Frères, 56, 75018
Metrô: Abbesses linha 12

  • Igreja Sacré-Coeur

Amélie vai seguir as pistas do seu amado na Buttes Montmartre onde se situa a igreja Sacré-Coeur.

Ponto turístico imperdível parisiense, a igreja Sacré-Coeur tem uma linda vista para a cidade. E o melhor, você não paga nada para vê-la!

Você também pode subir as escadas da igreja e ver a vista lá do alto!

Sempre movimentado, pode-se ver o trabalho de artistas independentes, cantores, dançarinos no parque da igreja. Sentado nas escadarias, as nacionalidades se misturam e todos curtem a Paris tão sonhada e filmada!

Há outros pontos turísticos pertinho como a Place du Tertre (praça dos pintores) e o bairro de Abbesses com suas ruelas.
Endereço: Rua du Chevalier de la Barre, 75018 Paris
Metrô: Abbesses, linha 12


O Diabo Veste Prada – onde foi filmada a cena final do filme em Paris?

Nós falamos sobre a Fashion Week na cidade luz e os desfiles da Chanel no Grand Palais, certo? Quem pensa na Paris glamurosa da moda, pensa em O Diabo Veste Prada (2006)! Não podemos deixar de citar uma das últimas cenas filmada em um lindo monumento da capital, a praça da Concórdia!

Andrea Sachs (Anne Hathaway), jornalista recém-formada, cansa dos caprichos de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora-chefe de uma importante revista de moda. Então, ela sai do carro em plena Praça da Concórdia e joga o seu celular em uma das fontes, a Fonte do Mar (Fontaine de la Mer).

Quem nunca sonhou em fazer o mesmo quando o chefe insiste em ligar e você já está exausto?

Aliás, o Museu da Orangerie fica na frente da praça da Concórdia! Se for visitar um, vale a pena dar uma olhada no outro! E, quem sabe, jogar todas as energias negativas dentro de uma das fontes da praça como fez Andrea?
Metrô: Concorde, linha 1


Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *