Andar de bicicleta em Paris é seguro, mas para aproveitar melhor essa prazerosa experiência é importante conhecer a sinalização de trânsito e algumas regras de convivência.
Uma das melhores formas de conhecer a capital francesa é pedalando. Andar de bicicleta em Paris é certamente um momento de bonheur, ou seja, de felicidade.
Além de proporcionar uma excelente experiência com a cidade, andar de bicicleta é elegante, lúdico, mágico, convivial, saudável e ecológico. A gente se locomove de bicicleta por diversas razões: como meio de transporte, por lazer, esporte ou até mesmo como um ato político.
E pedalar em Paris é uma delícia! Os motoristas respeitam os ciclistas e não existe forma mais completa de se sentir conectado com a cidade.

Se você está de viagem marcada para Paris, não deixe de viver essa aventura. Você pode alugar uma bicicleta compartilhada – a Velib – ou em alguma loja especializada. Caso não queira se preocupar em ter que depender do mapa mas deseja aproveitar o passeio e conhecer a história da cidade na companhia de um guia que fala português, então reserve um dos nossos passeios de bike no site Meia-Noite em Paris. Será uma experiência incrível!
Porém, antes de começar a sua pedalada pela Cidade Luz, entenda um pouco sobre as regras de trânsito e os tipos de ciclovias que a cidade oferece.
Tipos de ciclovias para pedalar em Paris com segurança:
Paris tem mais de 700 km de vias para ciclistas, divididas entre ciclovias, ciclofaixas e pistas compartilhadas com ônibus. Leia também o nosso post sobre as principais ações da prefeitura para transformar Paris na capital da bicicleta.
As ciclovias são espaços separados da rua e dos carros. Geralmente são para ciclistas que transitam nos dois sentidos, e embora seja mais seguro pedalar longe dos carros, deve-se prestar atenção com os ciclistas que estão vindo da direção contrária. Uma dica preciosa para evitar acidentes é: permaneça sempre na sua faixa.

Outro tipo de estrutura urbana específica para bicicletas e bem comum em Paris são as ciclofaixas. Elas são indicadas na rua por um tracejado e um desenho no chão, ficando entre a pista dos carros e a calçada. Esta faixa também pode ser o que chamamos de “doubles sens cyclables”, que são ruas onde o ciclista pode trafegar no contrafluxo dos carros.

E também temos as pistas compartilhadas com ônibus. Neste caso, você irá encontrar o desenho da bike e o escrito “BUS” no chão. Se você não está muito acostumado a andar de bicicleta no meio do trânsito, o conselho é evitar estas rotas.
Os principais locais com esse tipo de via compartilhada entre bikes e ônibus no centro de Paris são: Rue de Rivoli, Boulevard Saint Michel, Rue Beaubourg, Boulevard Sebastopol e Boulevard Saint Germain.

De maneira geral, você pode andar de bicicleta em Paris com segurança mesmo que não haja ciclovias. Entretanto, em alguns lugares, devido o intenso movimento, é aconselhável evitar a bicicleta, como por exemplo as grandes praças como Concórdia, Bastille e Arco do Triunfo. Evite também a Avenida Champs Elysee, pois ela é muito movimentada e suas ruas são de paralelepípedo.
Dica de Leitura: Tour de France – a famosa corrida que percorre diversas regiões Francesas
Regras de trânsito para andar de bicicleta em Paris
As ruas são um espaço compartilhado, o que implica um respeito mútuo por parte daqueles que circulam por ela. O ciclista, assim como o motorista, deve sempre aplicar as regras do Código de Trânsito que garantem sua segurança e a de outros usuários.
O legal em Paris é que cerca de um terço de suas ruas possuem velocidade máxima de 20 ou 30 km/h, e isso oferece mais segurança para se pedalar em lugares onde as ruas ainda são no estilo medieval, ou seja, muito estreitas. Este é o caso do bairro Le Marais, por exemplo.
Existem algumas regras de cruzamento que carros e motos podem fazer em Paris e que são bem diferentes no Brasil. Por isso, é necessário manter a atenção o tempo todo.
Conheça, a seguir, as principais regras de trânsito e placas de sinalização para andar de bicicleta em Paris com segurança:
- Não ultrapasse no sinal vermelho! Esta primeira dica é muito importante. Se você for pego por um controlador, vai ter que pagar uma multa salgada de 80 euros. Mas existem algumas exceções: há semáforos que contêm uma placa que permite o avanço dos ciclistas mesmo que o sinal esteja fechado para os carros. A prioridade, entretanto, é sempre do pedestre. Ou seja, em alguns casos você pode virar a direita ou seguir em frente mesmo com o sinal vermelho. Essa placa você confere no final do texto.
- O uso de capacete só é obrigatório para crianças de até 12 anos de idade, mesmo que estejam na cadeirinha da bicicleta. Acima dos 12 anos, o capacete não é obrigatório, mas recomendável.
- Ingerir álcool em grandes quantidades e andar de bicicleta também não é permitido. Na verdade, você pode até ingerir uma taça de vinho, champanhe ou uma cerveja, mas deve se atentar aos excessos. Embora não exista controle, se você se envolver em um acidente e estiver embriagado, a multa pode chegar a 750 euros, ou seja, aqui vale o bom senso!
- Não é permitido andar em calçadas. Caso você se encontre em uma rua muito movimentada ou se sinta inseguro para pedalar, desça da bicicleta e empurre-a na calçada, até se sentir seguro novamente para continuar.
- É proibido pedalar e comer ao mesmo tempo, assim como falar ao telefone e usar fones de ouvido. Tudo isso pode gerar multas.
Algumas dicas valiosas
Além das principais regras de trânsito que apontamos acima, indicamos outras três dicas preciosas para você andar de bicicleta em Paris sem se preocupar e poder aproveitar melhor o seu passeio:
- Sinalize tudo o que você for fazer com os braços e mãos.
- Se estiver pedalando a noite, certifique-se que tem luz dianteira e traseira. É aconselhável, também, o uso do colete refletor ou, então, evite usar roupa preta, para que os carros possam te enxergar com mais facilidade.
- Planeje a sua rota antes de sair de seu hotel. Caso precise consultar o Google Maps durante o passeio, pare sua bicicleta e verifique o que precisa.
Placas de sinalização que você precisa conhecer em Paris
Conhecer as placas de sinalização de trânsito é muito importante para quem planeja andar de bicicleta em Paris. A seguir, indicamos as placas de sinalização específicas para os ciclistas.
Indica que o local é uma pista ciclável (piste ou bande) aconselhada e reservada exclusivamente às bicicletas.
Fim da pista ciclável indicada acima.
Indica que o local é uma via ciclável (piste ou bande) obrigatória para as bicicletas.
Fim da pista indicada na placa acima.
Direção aconselhada às bicicletas.
Ao contrário do Brasil, essa placa quer dizer “acesso interditado às bicicletas”.
Circulação proibida para todos os tipos de veículos.
Via reservada à circulação de transportes coletivos e bicicletas.
Contrafluxo (duplo sentido) permitido aos ciclistas.
Sentido proibido para veículos, mas permitido para bicicletas. SAUF, significa exceto.
Esta placa significa Zone de Rencontre. Essas zonas são ruas compartilhadas entre pedestres, bicicletas e carros (que podem circular até no máximo 20km/hora). Nestes locais, os pedestres podem circular sobre a rua e têm a prioridade sobre todos os veículos, inclusive sobre a bicicleta. As bicicletas podem circular nos dois sentido nessas zonas.
Fim da Zone de Rencontre.

Placa que informa ao ciclista a quilometragem restante para determinados locais da cidade. Com elas, você pode se orientar para ir ao ponto “X” ou “Y”.
Rota reservada exclusivamente para a circulação de pedestres, bicicletas, patinetes e skates.
Esta placa é para os motoristas de carros, indicando que eles podem atingir a velocidade máxima de 30 quilômetros por hora. Entretanto, isso significa mais segurança para os ciclistas pedalarem naquele local.
Significa o fim da Zona 30.

Esta placa sinaliza que, mesmo o semáforo estando vermelho, o ciclista pode virar a direita, como é o caso da foto. Se a setinha estiver apontada para cima, o ciclista pode seguir em frente, dando sempre prioridade ao pedestre.
Foto capa: copenhagencyclechic.com
Fernanda Hinke é brasileira, paulista, formada em comunicação, amante das artes e da cultura biker. Mora em Paris há 8 anos e é a idealizadora dos passeios do site Meia-Noite em Paris – desde 2013, já levou milhares de brasileiros para passear e pedalar por Paris e pelo interior da França.