Dicas de Paris

Maratonas e lugares para correr em Paris

MARATONAS E LUGARES PARA CORRER EM PARIS

Além de ter inúmeros monumentos, a cidade é excelente para a corrida! Conheça as principais maratonas, meia maratonas e lugares para correr em Paris!

As ruas se fecham em Paris. Não há mais como passar na Rivoli, Avenida Foch, Champs- Elysées. Tudo está paralisado. De repente, a avenida considerada a mais bonita do mundo fica lotada! Calma, não é o que você está pensando… É a preparação da capital francesa para mais uma largada da Maratona de Paris! “É muito marcante para vida de uma pessoa! Todos correndo ao longo da Champs-Elysées e o Arco do Triunfo lá no final”, descreve Flávio Moraes. Ele já fez as maratonas de Amsterdam, Paris, Chicago, Miami, Lisboa entre outras.

Não somente o Arco do Triunfo, mas a Torre Eiffel, o Louvre, a praça da Bastilha e outros monumentos parisienses estão ali esperando a passagem de quase 50 mil corredores. A Schneider Electric Marathon de Paris, capaz de paralisar a cidade por mais de 5 horas, acontece todo ano em meados de abril desde 1976! Imagine, nem para o 14 de julho (festa nacional da França) há tantas ruas fechadas assim como para a maratona!

É verdade, ela não faz parte das seis World Marathons Majors (WMM), ou seja, as seis maiores maratonas do mundo: Boston, Nova Iorque, Chicago, Tóquio, Berlim e Londres. João Marcelo Tarbes, por exemplo, sonha em completar as 6 WMM (já fez Boston e vai fazer Chicago este ano, além de tantas outras). Mas quer também fazer as maratonas de Paris e Roma. Ele explica que os corredores têm um carinho especial pela experiência na cidade luz: “A maratona de Paris me fascina porque não está entre as majors, mas é a maior maratona turística. O melhor jeito de conhecer uma cidade é correndo, imagina fazer um tour em uma cidade, por cerca de 3h15 e passar por vários pontos turísticos, quando o trânsito está parado só para os corredores?” Paris sem carro, sem pedestres, só para runners? Não é que ele tem razão?

Rogerio Tondo confirma a opinião de João: “conheço [correndo] bem mais a cidade do que se fosse apenas turista. Passa por lugares que nunca iria como tal. Aliás, é a melhor forma de fazer turismo. Quando é que iria tomar um chope/cerveja para se hidratar após uma entrada triunfal no Estádio Olímpico de Berlim? Só correndo!!”. Rogerio já correu oficialmente na França, Argentina, Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Este ano, ele vai correr junto com Lisiane Tondo, sua esposa, em Portugal. Mas disse que sempre quando viaja, leva seu par de tênis para a prática!

Apesar de ter corrido em várias cidades do mundo, Paris foi decisiva na vida de atleta de Rogerio. Ele conta que cultivou o hábito de correr quando morou um ano na cidade luz com sua esposa: “Paris é a cidade onde mais corri. Mesmo após ter morado em Paris, criei o hábito de cada vez que fosse para lá, correr a esmo para conhecer lugares particulares sem roteiro definido. Mas oficialmente foram 3: meia maratona de Paris e 2 vezes os 20 km de Paris”. Lisiane também não é indiferente à paixão pela corrida e pela cidade luz: “Correr durante duas horas por uma cidade tão linda faz a gente esquecer a exaustão da corrida.”

correr em Paris
Lisiane e Rogerio Tondo em Paris / Berlim 2014 – fotos: arquivo pessoal

Falando em corrida, Paris e paixões: “a maratona foi 20 dias antes do meu casamento. Comprei o terno, fiz minha maratona e aproveitei para casar bem magrinho, né?”, conta Flávio Moraes. Portanto, a viagem para a cidade luz serviu para correr, turistar e ficar mais magro com um terno parisiense para o grande dia! Não é genial? Paris, 1001 utilidades!

Parece que não é só o casal Tondo que gosta particularmente de correr na capital francesa. Prova disso é que há cinco meia maratonas (trajeto de cerca de 21 km) e uma maratona (aproximadamente 42 km) por ano, além de outras corridas em Paris de dez quilômetros. É bem comum ver, aos domingos (dia de semana tradicional das corridas), pessoas suadas, com seu número e trajes de maratona na cidade. Se você quer se tornar um deles, veja nossa lista das principais competições parisienses no final do post!

Para quem quiser treinar antes das competições ou somente correr na cidade luz, Paris tem vários parques propícios para a atividade! Aliás, esse também é um hábito muito comum do parisiense. Só ir ao Parque de Luxemburgo (5º distrito) no final da tarde e ver a quantidade de pessoas que correm em volta do local que acolhe o Senado do país!

A parte para pedestre do “Berges de Seine” e o novo parque Rives de Seines, inaugurado em 2017, (ambos na beira do rio Sena) também são excelentes locais para gastar a sola do tênis. Outros parques, um pouco mais longes da concentração turística da cidade, são um convite para a corrida como o Bosque de Vincennes e o Bosque de Bolonha. Esses dois são cobertos de árvores, lagos, filetes de água… duas verdadeiras preciosidades para quem gosta de esportes e verde!

Além de praticar o esporte na cidade, o que fazer para se preparar para tantos quilômetros de corrida e turistar ao mesmo tempo? Planejamento e treinamento parecem as duas palavrinhas mágicas de Lisiane, Rogerio e João Marcelo. Todos eles correm regularmente o ano inteiro para participar das maratonas. Mas, ao chegar na cidade da competição, cada um tem o seu ritual. O que eles têm em comum é buscar o kit com o número, chip e blusa da corrida dias antes do evento.

“Gosto de chegar na sexta-feira para dormir ao menos duas noites e me recuperar da viagem e entrar no fuso. É comum no sábado ter que pegar o kit com o número e o chip da corrida. Gosto de fazer isso com calma no sábado. Procuro me hidratar bem nesse dia, jantar sempre um carboidrato e evito bebidas alcoólicas.”, diz Lisiane. Uma das etapas de todo corredor-turista que se preze é: “Escolher um bom restaurante de massas na véspera e abraçar a cidade que te acolhe num clima sensacional”, completa Rogerio!

Depois da corrida, a viagem se torna mais relax, mas ainda com um pouco de exercício físico! Lisiane explica que costuma fazer essas viagens esportivas com um grupo de amigos que também gosta de ciclismo. Por isso, eles aliam as competições em diferentes países com passeios de bicicleta! E não é que nós do Meia-Noite em Paris temos a medida certa para os passeios de bike e as corridas?

Normalmente, perto dos dias de maratonas em Paris, reunimos dois grupos de corredores para fazer o passeio – dessa vez, através dos pedais – à noite na cidade! Diferente das maratonas, o percurso não é uma competição. Então, passamos pelo bairro do Marais, Notre Dame, Ponte Nova, Alexandre III, Torre Eiffel, praça da Concórdia e Louvre em um ritmo bem tranquilo, longe da pressa dos atletas. “Propositalmente não foi dito ao nosso grupo de  corrida ( umas 18 pessoas) que iríamos fazer este passeio na noite após os 20 kms para não assustar. Mas vocês organizaram tão bem os pontos, o ritmo e tempo que, no final, todos deliraram por ver a bela Paris à noite e de bike. Foi uma experiência pra guardar na memória e coração”, diz Rogerio. Como expõe o atleta, não precisa ter um condicionamento físico de Joaquim Cruz para fazer o passeio de bike! Somente saber pedalar! O resto, deixe com a gente!

Principais corridas em Paris

 Schneider Electric Marathon de Paris 2018 ASO/A.Vialatte
Schneider Electric Marathon de Paris 2018 – foto: ASO/A.Vialatte

Março

  • Fitbit Semi de Paris

Conheça o lado B de Paris correndo!

Quantos quilômetros: 21,1 km
Quantos participantes: 40 mil (4 mil estrangeiros)
Finishers (quantas pessoas completam a prova): 38 500
Trajeto:
Partida: Esplanada do Castelo de Vincennes
Ruas do 12º distrito, Estação de Austerlitz, Hôtel de Ville, Bastilha, Châtelet
Chegada: Parque Floral
Pontos turísticos: Biblioteca François Mitterrand, Bastilha, Louvre, Hôtel de Ville, Notre Dame, Jardin de Plantes, Bosque de Vincennes, Castelo de Vincennes
Inscrições: a partir de setembro 2018 até novembro 2018 pelo site www.timeto.com
Preço: 49 euros (pré-inscrição para a comunidade Fitbit França);
58 euros para a 2ª leva de inscritos;
62 euros para a 3ª leva de inscritos.
*Preços da Semi Marathon 2018
Duração Máxima: 3h
Pré-requisitos: Certificado médico em francês
Menores de idade devem ter uma atestação de permissão dos pais


Abril

  • Marathon de Paris (14/04/2019)

Conheça os principais monumentos de Paris correndo e desafiando o seu corpo!

Quantos quilômetros: 42,195 km
Quantos participantes: 50 mil
Finishers 42 528
Trajeto:
Partida: Avenida Champs-Elysées
Rua de Rivoli, Saint-Antoine, Hôtel de Ville, Bastilha, Bosque de Vincennes, Avenida Charenton, Daumesnil, beira do rio Sena, Bosque de Bolonha, avenida Foch
Chegada: avenida Foch, Arco do Triunfo
Pontos turísticos: Avenida Champs Elysées, Concórdia, Louvre, Hôtel de Ville, Bastilha, Castelo de Vincennes, Lago Daumesnil, Notre Dame, Museu D’Orsay, Inválidos, Torre Eiffel, Fundação Louis Vuitton, Arco do Triunfo
Inscrições: www.timeto.com
Preço Marathon de Paris 2019:
Inscrições de 12/04 a 30/04/2018 (já passou) : 89 euros
Inscrições de  04/09 a 03/12/2018: 109 euros
Inscrições a partir de 04/12/2018: 119 euros
Retirada do Pack: Salon du Running
(Hall 1 – Porte de Versailles – 75015 Paris)
Normalmente, durante os 3 dias antes da maratona
Quinta: de 15h as 21h
Sexta: de 10h as 21h
Sábado: de 10h as 19h
Duração Máxima:
Pré-requisitos: Ter mais de 20 anos
Apresentação de certificado médico traduzido em francês no momento da retirada do pack (acompanhado do passaporte)


Outubro

  • 20 km de Paris (14/10/2018)

O melhor de Paris em 20 km
Quantos quilômetros: 20 km
Quantos participantes: Mais de 30 mil
Finishers 25 235
Trajeto:
Partida: Ponte Iéna aos pés da Torre Eiffel
Beira do Sena, Bosque de Bolonha, Avenida Foch, Arco do Triunfo
Chegada: Quai Branly do lado da Torre Eiffel
Pontos turísticos: Torre Eiffel, Inválidos, Louvre, Concórdia, Arco do Triunfo
Inscrições: www.20kmparis.com
Preço:
Os 7.500 primeiros packs: 40€ (acabou)
Os próximos 7.500 packs: 43€ (preço atual)
Os próximos: 46 €
(até acabar os packs da corrida)
Licença FFA (tarifa única)*: 38€
Duração Máxima: 2h50
Pré-requisitos: certificado médico ou licença
Retirada do Pack: Dois dias antes da corrida no Trocadeiro

  • Semi-marathon du Bois de Vincennes (21/10/2018)

Quem gosta de natureza e sem muitas dificuldades

Quantos quilômetros: 20km
Quantos participantes: 5 mil
Finishers 4.535
Trajeto:
Partida: Bosque de Vincennes
Dentro do Bosque de Vincennes
Chegada:Esplanada do Castelo de Vincennes
Pontos turísticos: Bosque de Vincennes
Inscrições: online
Preço:
30€ (até o dia 31/08/18), 35€ (até o dia 30/09/18), 40€ (até o dia 14/10/18 no limite de packs disponíveis)
Duração Máxima: 3h
Pré-requisitos: certificado médico
Retirada do Pack: sábado dia 20/10: de 10h as 18h
Domingo 21/10: de 8h as 9h15


Onde correr em Paris?

Rio Sena e Ponte Alexander III - foto Fernanda Hinke
Rio Sena e Ponte Alexander III – foto Fernanda Hinke
  • Parque de Luxemburgo

A grande vantagem é estar no centro de Paris (5º distrito), conhecer um lindo parque e ver pontos turísticos como Panthéon (pertíssimo), o Senado, ver a Torre Eiffel.

Desvantagens: pequeno e, às vezes, cheio de pessoas. Você terá que desviar de muitas delas!

Metrô: RER Luxemburgo

  • Bosque de Vincennes

Maior parque de Paris, cheio de verde, lagos… Ideal para quem gosta de natureza e belas paisagens. O local perfeito para correr!

Metrô: Château de Vincennes (linha 1 – amarela)

  • Bosque de Bolonha

O segundo maior parque da cidade, cheio de natureza e belas paisagens!

Metrô: Les Sablons, Porte Maillot (linha 1 – amarela), Porte Dauphine (linha 2 – azul), Ranelagh (linha 9 – verde folha), Porte d’Auteuil (linha 10 – amarela), Jasmin (linha 9 – verde folha)

  • Beira do Sena (Parc Rives de Seine)

Correr na beira do Sena, não é maravilhoso? A grande vantagem é sempre estar perto da água!

Desvantagem: às vezes, cheio de pessoas. Você terá que desviar de muitas delas!

Metrô: Metrô: Champs-Elysées Clemenceau, Corcorde (linha 1 – amarela), Assemblée Nationale (linha 12, verde escura), Gare Musée D’Orsay (RER C), Louvre – Rivoli, Saint Paul (linha 1 – amarela), Châtelet (linha 1, 4, 7, 11, 14), Saint Michel (linha 4, violeta e RER C), Cité (linha 4, violeta)


E você, também gosta de correr? Já teve essa experiência na capital francesa ou em outra cidade? Deixe aqui o seu relato! Quem sabe criaremos aqui uma comunidade corredores brasileiros em Paris?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *