Com cenários encantadores, o longa de Woody Allen nos leva a viver e experimentar a cidade-luz de um jeito totalmente diferente.
Lançado em 2011, Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris), o premiado filme escrito e dirigido por Woody Allen, foi inspiração para os passeios de bicicleta do Meia-Noite em Paris, especialmente os tão queridos passeios noturnos.
E a influência do longa em nossas atividades não se resume à vontade de conhecer os belíssimos cenários de Paris visitados por Gil Pender, personagem principal do filme, em uma mistura perfeita entre romantismo e boemia. A essência dessa obra cinematográfica, bem como a dos passeios de bicicleta do Meia-Noite em Paris, é a experiência que a cidade pode causar a quem se permite viver Paris para além do roteiro comum seguido pela maioria dos turistas.
Essa é, talvez, a principal crítica de Woody Allen no filme. Para o cineasta, a arte não se resume em museologia, sobretudo ao ato de visitar museus e pontos turísticos e históricos apenas seguindo um roteiro, sem vivenciar aquela arte e deixar que ela se ressignifique na vida do observador. Isso fica claro em um momento do filme em que Gil critica um amigo de sua noiva: “é um pseudointelectual”, provoca. No caso, o colega do casal guia as pessoas pelos jardins de Versalhes e Museu Rodin e esbanja, com certa arrogância, todo o seu conhecimento e erudição.
A arte não deve ser ostentada, mas experimentada, segundo Woody Allen. E é o que os passeios de bicicleta do Meia-Noite em Paris se propõem: oferecer uma oportunidade para o visitante da cidade-luz viver a cidade, experimentá-la e sair completamente transformado.
Saiba mais sobre nosso Passeio Noturno Meia-Noite em Paris by Bike
Enredo do Meia-Noite em Paris, filme de Woody Allen
Gil Pender (interpretado por Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano. Apesar de ser bem remunerado em Hollywood, vive com uma grande frustração por não se sentir realizado em seu ofício. Ele aproveita uma viagem com a família de sua noiva Inez (Rachel McAdams) à Paris, cidade que admira, para tentar se reencontrar como escritor.
Ao destoar de sua noiva, interessada em viver o luxo e glamour de Paris, e de seus sogros que não disfarçam a desaprovação com o noivado, Gil passa a realizar passeios sozinhos pelas ruas de Paris, a fim de buscar inspiração. O escritor idolatra a cidade, e seu sonho era ter vivido ali durante a década de 1920, época que ele considera de ouro para a capital francesa. De fato, os anos 1920 representam um marco de ressignificação para a arte parisiense. Nesse momento, muitos artistas, como Pablo Picasso e Salvador Dalí, frequentavam os bares, ateliês e cafés da cidade.
Gil possuía um grande apreço por esses artistas e, um dia, enquanto realizava um passeio noturno e solitário, misteriosamente ao badalar da Meia-Noite é transportado para a Paris dos anos 1920, e acaba conhecendo personalidades tão admiradas por ele.
O escritor passa a participar de festas e encontros com inúmeros artistas e intelectuais da época, até que se apaixona por Adriana (Marion Cotillard), uma bela moça do passado. Gil, então, é levado a se questionar sobre os rumos de sua vida e a confrontar a ilusão de que uma vida diferente no passado seria melhor que a atualidade.
A experiência vivida em Paris, com boas doses de humor e melancolia, desencadeia o antigo sonho de Gil de se tornar um reconhecido escritor, entendendo que não se deve abdicar da própria vida em nome da arte, pois a arte mais elevada é aquela que justamente ajuda as pessoas a compreenderem a vida.
Cenários do filme visitados pelos passeios de bicicleta do Meia-Noite em Paris
Alguns dos belos locais parisienses mostrados no filme de Woody Allen também são visitados durante os nossos passeios de bicicleta. Confira uma seleção que recomendamos para você:
Ponte Alexandre III

Mais parecida com uma avenida sobre o Rio Sena, a Ponte Alexandre III possui 154 metros de comprimento e 40 de largura. É um monumento decorado com colunas de mármore e conta com as famosas Dorées Renommées, estátuas douradas que simbolizam as Artes, Ciências, Indústria e Comércio. Esse é um dos locais visitados pelo eMeia-Noite em Paris by Bike, nosso passeio noturno.
As margens do Rio Sena, atualmente exclusivas para a circulação de pedestres e ciclistas, compõem o roteiro do nosso passeio de bicicleta privativo com piquenique para crianças. A Ponte Alexandre III também é um dos locais visitados por esse passeio.
Livraria Shakespeare & Co
A atual Livraria Shakespeare & Co foi aberta em 1951, como uma homenagem à livraria de mesmo nome que foi fechada, em 1940, durante a ocupação nazista na França. Essa primeira livraria era frequentada por artistas da década de 1920, tornando-se um símbolo da época. A atual livraria, ainda que em um endereço diferente de onde funcionou a primeira, oferece um gostinho especial do local que inspirou grandes escritores ao longo do tempo.
Uma visita à livraria Shakespeare & Co está inclusa no nosso passeio de bicicleta pelo Centro Histórico de Paris.
Igreja Saint-Étienne-du-Mont
As escadarias da Igreja Saint-Étienne-du-Mont é outro ponto de Paris visitado pelo nosso passeio pelo Centro Histórico e que tem um papel-chave no filme Meia-Noite em Paris. Localizada no Quartier Latin, bairro intelectual e boêmio explorado pelo nosso passeio, essa igreja abriga as relíquias mortais de Santa Genoveva, padroeira de Paris e santa protetora contra as guerras e epidemias.
Foi sentado nas escadarias da igreja Saint-Étienne-du-Mont que, ao badalar da meia-noite, o personagem Gil é convidado a viajar para Paris da década de 1920, iniciando toda a magia do filme.
Mercado das pulgas Saint-Ouen
O mercado das pulgas de Paris, ou Marché aux Puces de Saint-Ouen, tem uma história fascinante. Atualmente é uma das maiores feiras de antiguidade do mundo e o quinto lugar mais visitado da França. É possível encontrar de tudo no mercado das pulgas Saint-Ouen, desde objetos de decoração a móveis de diversos estilos, e muitos bibelôs, tapeçaria, vinis, fotografias, roupas e muito mais.
É no mercado de pulgas que, no filme, Gil conhece Gabrielle, uma jovem apreciadora da música dos anos 1920 e fica admirado com os artefatos antigos. E você certamente também ficará impressionado com este local que é uma verdadeira viagem no tempo.
Catedral Notre Dame
No filme Meia-Noite em Paris, é na Praça Jean XXIII, que se encontra atrás da Catedral de Notre Dame, que a guia turística traduz o diário de Adriana, a bela moça do passado, para Gil, e ele descobre que o sentimento que tem por ela é mútuo.
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e uma das mais imponentes construções do mundo. Você pode conhecê-la no nosso passeio noturno, o Meia-Noite em Paris by Bike.
Torre Eiffel

E claro que não poderia faltar a incrível Torre Eiffel, símbolo-mor da capital francesa e do próprio país. Com 130 anos de idade, a torre tem 324 metros de altura é o monumento pago mais visitado do mundo. Além disso, é cenário de diversas obras cinematográficas.
Durante a noite, a Torre Eiffel torna-se ainda mais majestosa com suas luzes, e você pode conhecer essa obra-prima no passeio noturno e viver algo incrível na capital francesa.
Além desses cenários mostrados no filme Meia-Noite em Paris, você poderá conhecer muitos outros lugares encantadores com os nossos passeios de bicicleta. Se você vai a Paris e deseja vivenciar uma experiência incrível e aproveitar a cidade de forma diferente dos roteiros comuns, como fez o Gil de Meia-Noite em Paris, reserve agora mesmo um dos nossos passeios pela cidade-luz. Você sairá transformado pela beleza escondida da cidade!
Reservas de passeios em Paris: www.meianoiteemparis.com.br
O Meia-Noite em Paris é um site de reservas de passeios em Paris para brasileiros.