Sem categoria

Paris Desconfina – Série de Vídeos

Você já está com saudades de Paris? Nós também!

Logo que começamos a desconfiar, nós, profissionais brasileiros do turismo que moramos em Paris, tivemos que lidar não apenas com a concepção do “novo mundo” e as novas regras sanitárias e de distanciamento social, mas também como o fato de que a cidade mais visitada do mundo estaria sem nenhum turista e consequentemente vazia!

Deste período tão particular e dessa Paris tão inédita, surgiu a idéia entre os colaboradores do site de passeios Meia-Noite em Paris de nos reunirmos para documentar de alguma forma este momento. 

Nosso objetivo foi de mostrar aos brasileiros lugares incríveis de Paris que são mais alternativos e que geralmente estão fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vale ressaltar que durante o desconfinamento progressivo, os primeiros museus a serem reabertos foram os museus de pequeno porte.

Além disso, outro grande objetivo foi de incentivar os brasileiros que podiam a respeitarem o confinamento aí no Brasil se espelhando no exemplo bem-sucedido da França. Para isto,  de forma sutil, nos vídeos mostramos as novas medidas de segurança social/sanitária, assim como o ‘Boom” da bicicleta enquanto meio de transporte eficaz para o distanciamento social (e, de quebra, um veículo não poluente).

Acreditamos também que este projeto pode entusiasmar os brasileiros a voltarem a sonhar com a possibilidade de voltar a viajar e conhecer novos lugares, deixando de lado o pessimismo que anda dominando os nossos dias.

E, finalmente,  para nós (Fernanda, Roberta, Danilo e Filipe), produzir este material foi um grande exercício para nos mantermos ativos e criativos, uma tentativa de compreender e começar a reinventar a nossa forma de trabalhar com o turismo, a arte e a comunicação enquanto documentamos esse momento histórico que estamos atravessando.

O primeiro vídeo da série é um teaser onde explicamos um pouco do projeto e mostramos o primeiro dia da segunda fase do desconfinamento em Paris, onde pudemos captar imagens únicas da cidade no momento de reabertura de bares, cafés e pequenos museus.

O segundo vídeo, por sua vez, apresentou o museu Fluctuart, um museu de arte urbana instalado em um barco às margens do rio Sena, que traz obras de artistas importantíssimos da cena do Street Art atual.

Pensando em um potencial público familiar, o terceiro vídeo apresentou o recém-aberto Museu da Ilusão. Com mais de 70 atrações que prometem enganar todos os nossos sentidos, é um museu interativo e divertido onde crianças e adultos podem aprender sobre ciência brincando.

No quarto vídeo mostramos um pouco do Museu Marmottan-Monet, um local imperdível para todos os amantes da arte impressionista, uma vez que este abriga não somente a obra que deu origem ao nome do movimento impressionista, mas também grandes clássicos do movimento como Delacroix, Manet, Degas, entre outros.

Finalmente, para os amantes de fotografia, o último vídeo da série mostra um pouquinho sobre a Casa Europeia da Fotografia, museu que recebe as maiores exposições fotográficas da cidade.

E aí deu para matar um pouquinho da saudade da cidade mais linda do mundo? Esperamos que sim! E o projeto não para por aí: em breve apresentaremos outros formatos para a gente continuar documentando, discutindo, criando e se entretendo com a nossa querida e amada cidade de Paris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *