Curiosidades de Paris

Paris eu te amo!

“Paris é uma festa e todos vocês estão convidados”.

Esta foi a campanha lançada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em setembro de 2016 com este lindo vídeo abaixo. Na época, Paris vivia uma enorme crise após os atentados de 2015.

Atualmente tudo está normalizado na capital francesa e Paris mais uma vez faz jus aos seu antigo lema em latim:  Fluctuat nec mergitur, que significa “é sacudida pelas ondas, mas não afunda”.

O vídeo tem várias referências aos símbolos da capital, como sua cultura, gastronomia, arquitetura e sua forte indústria da moda. Mas também inova por mostrar uma Paris dinâmica e muito jovem.

Logo após o lançamento do vídeo “Paris, je t’aime” (Paris, eu te amo), dois diretores  parisienses apresentaram um segundo vídeo com o título: “Paris, on t’aime aussi” (Paris, nós te amamos também). A intenção deste vídeo foi mostrar uma visão de Paris mais subjetiva e cosmopolita, mostrando que a cidade tem muito mais no quesito diversidade do que o vídeo apresentado pela prefeita.

Enquanto o primeiro vídeo mostra uma Paris mais do imaginário coletivo de quem não vive necessariamente na cidade, o segundo vídeo mostra cenas do dia-a-dia do parisiense. Na opinião dos realizadores do segundo vídeo, a cidade não oferece só foie gras e escargot, mas também um bom tajini e phở (uma tradicional sopa vietnamita).

Bom, nós aqui do Meia-Noite em Paris amamos os dois vídeos e os consideramos complementares. É incontestável que Paris tenha todo esse glamour da Torre Eiffel e da avenida Champs-Élysées, mas não podemos deixar de entender Paris como uma capital internacional, com todos os seus imigrantes (como nós, por exemplo), que colaboram para essa rica diversidade que compõe a cidade.

O segundo vídeo também mostra mais da cultura alternativa de Paris, assim como bairros menos famosos, porém não menos interessantes, como Belleville, République e o Canal Saint-Martin… inclusive, nós propomos passeios por estas regiões, por que a gente ama todos os lados desta cidade!

E você, qual vídeo gosta mais?


Créditos:

Paris Je t’aime

Annonceur: Mairie de Paris

Réalisateur: Jalil Lespert

Música: Just Need Your Love, de Hyphen Hyphen.

 

Paris on t ‘aime auissi

Réalisation: Maxime Baudin & Léo Bigiaoui

Direction Artistique: Anh Phi

Bande Originale: Ena-N

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *